sexta-feira, 16 de março de 2012

TRAÇOS DA FÉ NA EXPERIENCIA DE VIDA

Em meus trabalhos sobre religiosidade, entrevistei, muitos romeiros, pagadores de promessas, benzedores, pessoas de fé. Relato aqui com entusiasmo o resumo de uma entrevista, com um senhor muito devoto de Deus, Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores.

A entrevista foi realizada com o senhor Antônio de 65 anos de idade que descreve a sua história de vida, baseada nos rituais católicos, pertinentes a Religiosidade Popular. 

No interior do Cariri é comum e muito forte o traço de uma religiosidade marcado pela presença de Deus, como sendo um ser que "fere e cuida da ferida". Seu Antônio, sempre trata Deus como um ser por excelência que já traçou em Seu livro, a vida de cada um. Sem Deus, ele não seria nada. E até mesmo, quando passa por alguma dificuldade por mais cruenta que ela pareça é por deliberação de Deus que ele experiencia tal fato.

Para seu Antônio, tudo é Deus que determina. E não há possibilidade de fugir do Seu olhar, que em algumas circunstância, castiga e salva.. Um fato muito marcante em sua vida, é a utilização de um rosário feito por cordão com continhas, confeccionado por algumas sementes artesanalmente preparadas pelo mesmo - que traz nos dois lado da medalha prateada, suspensa por um cordão, a imagem de Nossa senhora das Dores e do outro, a imagem de Padre Cícero, santos de sua devoção.

O significado daquele terço para seu Antônio, é indescritível, pois foi bento por Frei Damião - ícones das missões nordestinas, que quando vivo, vinha a região do Cariri - ele não retira de seu peito em nenhum momento de sua vida, e diz que quando morrer, quer ser enterrado com o terço. Ele tem convicção de que todo e qualquer malefício, pode ser superado pela presença do terço, que para o mesmo, é um escudo intangível contra todo tipo de mal. O mesmo diz que sem aquele amuleto não é nada e com o mesmo, é fortalecido com uma determinação sobrecomum, que não se explica, pois é uma forma de se proteger de todos os perigos do cotidiano. E tendo sempre contato com aquele terço, nenhum mal lhe acontecerá, pois Deus manifesto naquele objeto simplório, será seu guardião cotidiano.

O dia-a-dia de seu Antônio começa assim: logo pela manhã ele já tem como hábito a reza de jaculatória, como um Pai Nosso e três Aves-maria e sempre ao levantar-se coloca costumeiramente o pé direito no chão, para que durante todo o dia, esteja imune a tentação do mal. Sempre nos dias 20 de cada mês, veste preto, como sentido de sua devoção ao Padre Cícero, pois por intermédio do Santo já teve a graça de ter se curado de diversas enfermidades. Ele relata que quando seu filho mais velho nasceu, no centro de sua cabeça, existia um abcesso, bastante grave, e que, segundo alguns médicos afirmaram que seu filho poderia com o tratamento, ficar parcialmente curado, porém com algumas sequelas. Ele se valeu de Padre Cícero fazendo uma promessa e se pela intervenção do Santo, seu filho ficasse totalmente curado, todo o dia 20 do mês, ele usaria preto e sempre nas romarias, visitaria os lugares sagrados de Juazeiro, como os santuários e igrejas, e principalmente o Horto. Ele diz que não demorou muito tempo, dentro de um ano, o seu filho estava curado.

Outro fator bastante presente na vida de seu Antônio é a crença nas benzedeiras, para curar doenças comuns, como dor de cabeça, quebrante, etc, que segundo o entrevistado, com a fé devota na reza, as enfermidades serão afugentadas. Segundo ele, existem pessoas que tem uma energia negativa, que quando olham para as crianças pequenas, causam-lhes certa fraqueza física e que só será combatida com as orações milagrosas das benzedeiras.

Outro fator curioso é referente à proteção de sua casa, que segundo ele, toda noite de São João quando a fogueira se reduz a cinzas, ele recolhe aquelas "cinzas santas", que servirão como muralha quando colocadas em torno da casa impedindo que forças maléficas adentrem aquele lar. No caso da madeira (tições), como chama o mesmo, os que não foram queimados totalmente são guardados como " relíquias", pois servirão para serem usados nas três noites de escuro que acontecerão no fim do mundo, e que somente as mesmas, poderão clarear a trevas infindas destes dias de clamor.

Todo este acervo de crenças proferida pelo seu Antônio, ainda perdura na mente de muitos sertanejos, que com sua fé aparentemente ingênua acredita sem reserva na intervenção divina em cada momento de sua vida.