quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ALGUNS CONCEITOS DE CULTURA


CULTURA ERUDITA: Foi denominada de cultura letrada até o século XVIII. Era uma cultura marcada por traços religiosos, onde foi principalmente disseminada pelas escolas, monásticas, catedráticas e universidades, sendo também conhecida como cultura eclesiástica ou clerical, pois durante todo este tempo, a cultura escrita era monopolizada pelos membros da hierarquia eclesial.

CULTURA POPULAR: Também denominada de cultura laica ou folclórica. Na Idade Média, chamavam-na de cultura “vulgar”, pois a origem destas palavras para os medievos dava significado a tudo aquilo que não era clerical. A cultura popular surge mais espontaneamente e de forma mais direta expressa à mentalidade da época. Está sujeita a menos intermediações, tem menos regras preestabelecidas e se diferenciava dos valores e práticas oficiais.

CULTURA INTERMEDIÁRIA: Surge da simbiose entre a cultura erudita e a cultura popular. A permutação existente entre estes dois pólos é que dar forma a cultura intermediária, pois esta passa a ser praticada por todos os membros que constituem uma dada sociedade. É denominada como conjunto de crenças, costumes, técnicas, normas e instituições conhecidas  e aceitas pela grande maioria dos indivíduos de uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário