terça-feira, 13 de dezembro de 2011

HISTÓRIA DE UMBURANAS - CE

Foto retirada do orkut de seu Leleco

Umburanas é um pequeno e aconchegado distrito que faz parte de Mauriti. De céu azul incomparável e nuvens brancas tal capucho de algodão que o torna inigualável de qualquer outro céu, o sol ardente e vivo que clareia o dia e cinge de vida o sossegado lugar. De um povo hospitaleiro sem igual, onde todos se conhecem e se respeitam. Umburanas terra de Santana, de um povo que expressa a religiosidade em tudo que vive. Umburanas terra de devoção a Vó de Cristo e a São Francisco de Assis o qual ganhou uma capela em sua homenagem e que nos meses de Outrubro se reza a novena ao Santo que renovou a vida de tantos Franciscos e Franciscas. Umburanas, terrinha abençoada por Deus que de braços abertos recebe todos os filhos seus. Um pouco da história de um "lugarzinho no meio do nada", mas que aprendi a gostar e retornar quando sinto saudades.

Obs 1: O texto a seguir é de autoria de meu irmão Ismael Félix, que tem verdadeira paixão por este lugar. 
Obs 2: Foram feitas apenas pequenas modificações do texto de origem.

Umburanas- Fundada por Gregório Alves Maranhão, conhecido por Gregório do Espírito Santo,  por volta de 1800.
Gregório casou-se com Isabel Furtado Leite do Coité e veio afixar sua descendência em Umburanas, terreno que pertencia por herança ao Senhor Francisco Dias da Costa.
Em Umburanas, Gregório construiu a primeira casa e o primeiro engenho começando assim o povoamento da região, que passados os anos e por sucessões hereditárias torna-se de herança da família Furtado Leite.


 03/04/1855 - Sr. Luís José Furtado e sua esposa a Sra. Francisca Maria do Espírito Santo, doam o Patrimônio onde fora construída a primeira capela à Senhora Sant’Ana, padroeira da comunidade.
O templo era pequeno e a devoção muito grande por parte do povo do lugar e da família que residia em Bonito de Santa Fé, Coité, e demais comunidades núcleos dos Furtado Leite, e da chamada família Martins de Morais

1896- O Sr. Major  Joaquim Antônio Furtado, bisneto de Gregório, e filho de Luís J. Furtado, constrói em Umburanas a atual Igreja em honra a Senhora Sant’Ana, continuando a devoção e tradição de seus pais. Ele, o major, era casado com Maria Luzia Furtado, filha do Capitão Manoel José, da Vila de Espírito Santo, Hoje um distrito de Mauriti, sediado na aprazível Vila de Anauá.
Desde a morte do referido Major em 1903, seus bens, inclusive a Igreja, passou aos cuidados da família (FURTADO LEITE), ao longo de cem anos, as responsabilidades da Igreja foi passando de pai para filho, logo da morte do Major, o Sr Francisco Lulu cuidou por muito tempo, passando para seu filho Joaquim Lulu e após a morte do mesmo a sua filha D. Dolores recebeu e acolheu esta responsabilidade por mais de trinta anos, quando em 2003, a mesma D. Mª Dolores Leite Arraes, entregou ao Vigário de Mauriti, na época o Pe. Paulo Lemos Pereira, a chave, os pertences e algumas jóias em ouro que a Igreja possuia. Atualmente o administrador geral é o Pe. Antônio Luís da paríoquia de Mauriti, e o coordenador, o Sr. José Amâncio

Festa de Sra. Sant’Ana- A festa da Padroeira de Umburanas (Sra Sant’Ana), era celebrada desde 1896 a 1938, nove dias antes do ultimo domingo de julho, mas por decisão da comunidade inspirada na idéia do antigo vigário da paróquia de Milagres-CE, o Padre Joaquim Alves de Oliveira, a festa passou a ser oficialmente celebrada de 16 à 26 de Julho, encerrando às 10h da manhã, com a Missa Solene em honra a Senhora Sant’Ana e S. Joaquim ( avós de Jesus). Após a missa a tradicional procissão percorre as principais ruas da comunidade com as Imagens dos Padroeiros, esta referida procissão é acompanhada por milhares de fiéis devotos da Santa.
   Na parte social a festa é muito animada, grandes nomes do Forró e da musica acústica do Brasil tocaram e tocam nos dias do festejo entre eles cita-se Limão Com Mel, Aviões do Forró, e etc, dando conhecimento nacional ao lugar e aos seus clubes Beira Rio, Éden clube e ainda o  Areal Drink’s. Nas apresentações culturais em frente a praça da igreja, apresentações de cantores da terra, cantadores, poetas, comidas típicas, o tradicional parquinho para as crianças e as barracas de camelôs, vendendo diversidades de mercadorias que servem de lembranças para guardar e rememorar a tão saudosa festa de umburanas.
                         

                                                                                       




            

20 comentários:

  1. Olha que coisa interessante esse bolg, sou filha de Jose Francisco Apolinário e Maria Barbosa de Lima (mais conhecida como Sialia). Embora minha mãe tenha esse sobrenome ela é flha de Fco Luiz Furtado, acho que dessa família dos Furtado Leite!!!
    Há algum tempo que não vou à Mauriti e Umburanas mas sou apaixonada pela minha terra e suas histórias.

    ResponderExcluir
  2. Olha que coisa boa! Interessante. Talvez você seja sim parente da família Furtado Leite. Na verdade não conheço muito sobre este tronco familiar, porém há em Umburanas muitas pessoas que herdam este nome. Conheço também algumas que herdam o nome Apolinário, que também deve ser da sua família.
    Olha obrigada por acessar e participar do blog! Se tiver alguma informação a adicionar, fique a vontade. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ana Cássia,você retratou e comentou um pouco da nossa história, ficamos muito feliz em saber que tem pessoas como você que valoriza e muito o nosso lugar e a história de nosso povo desde a sua origem....

    Att: Erinaldo Leite de oliveira, mais conhecido como Naldinho Morais

    ResponderExcluir
  4. Oi Erinaldo, lembro-me de você, se não me engano, pelo sobrenome, você o o filho de João Morais, o mais novo, suponho. Pois é, como historiadora, quis expor um pouquinho da história do nosso lugar para que muitos tenham conhecimento. Não estou com muito tempo de investir em pesquisa e também sem morar lá fica meio difícil, mas o que eu puder vou registrar, para ficar na história. Consulte o meu outro blog: http://umburanasce.blogspot.com/
    Lá você vai encontrar a história de Umburanas feita em poesia, pelo meu irmão Ismael. Abraços. Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é Valéria dos Santos
      minha mãe nasceu em Mauriti ela se chamava Flávia Furtado de Lacerda
      Meus Tataravós:
      Joaquim Cavalcante de Lacerda e Rita Taveira dos Santos, pais de minha bisavó Angela Furtado de Lacerda.
      Antonio Pedro Terésio e Lucinda Furtado Leite, pais do meu bisavô Antonio Furtado Leite.
      Todos tinham laços de parentesco.
      Nasceu o meu avô Dionizio Furtado de Lacerda em Patos- pb, tinha como irmãos Joaquim Furtado de Lacerda, sendo comerciante em Fortaleza, Isabel Furtado de Lacerda, conhecido como Belina, que também fixou residência m Fortaleza, José Furtado de Lacerda, que faleceu vítima de afogamento já adulto e uma menina que aos 12anos, não sabemos o nome também faleceu vítima de afogamento. Sabemos que minha bisavó Angela faleceu aos 32 anos de idade e meu bisavô não casou-se posteriormente. Gostaria de saber mais detalhes sobre meus antepassados,inclusive sobre uma tia do meu avô conhecida como Dona Chica Galega, dona de engenho na Paraíba, mas sei que o início da família era do coité e Umburanas,tbm queria saber sobre os sobrenomes taveira e terésio
      meu e-mail é valeria1808180@yahoo.com.br

      Excluir
  5. Minha querida voc esta de parabéns pelo seu trabalho,
    Resgatando as culturas do nosso município.Fico muito feliz pela
    sua iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniel!!!
      Se você tiver alguma coisa acrescentar ao blog, é só falar que te mando o meu endereço de e-mail e te envio o convite para escrever no Blog. Abraços!!!

      Excluir
  6. Olá Naldinho, Cássia e Daniel...gostei muito de ler um pouco sobre a história de umburanas. Percebi que foi citada a família Martins de Morais e com isso gostaria de saber se já ouviram falar ou conhecem alguém que conheceu o Sr. Cicero Martins de Morais, mais conhecido pela alcunha de Ciço Pade. O mesmo é meu avô materno, Pai de Alberta Sinha de Sousa, minha mãe, casada com Nilo Pimenta de Sousa(in memória). Em conversas com minha mãe, ela me disse que meu avô Ciço antes de casar-se com minha avó Imaculada, teve duas filhas do primeiro casamento em Umburanas, porém não as conhecemos. Esta é um pouco da historia que sei sobre meu avô.

    Abçs a todos

    Anilson Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anilson, vou averiguar as informações que você me deu sobre a sua família. Estou indo a Umburanas dia 24 de Junho e assim que tiver alguma entro em contato.
      Obrigada por acessar o site.

      Excluir
    2. Oi Arthur, obrigada por acessar o blog.
      Olha só que interessante sua história. Conheci seu pai e conheço todos os seus irmãos, inclusive a sua meia irmã mais velha daqui, casou-se com um primo meu e mora em Minas. O que acho mais interessante em suas palavras é que mesmo não tendo nascido aqui, não quer perder o contato com Umburanas, terra que guarda parte das raízes de sua história.
      É uma pena que você não pode comparecer a festa de Santana este ano, como sempre foi uma grande festividade e a cada ano, participa muito mais gente.
      Um abraço! E volte sempre que puder à terrinha!!!

      Excluir
  7. Olá à todos...me chamo Arthur Hipolito, e também tenho sangue Umburanense, embora tenha nascido em Patos-PB. Sou filho de Zé Calhões, e consequentemente irmão de Naldo Calhões. Sempre que posso, vou a essa terra tão querida e que por muito tempo povoava a minha imaginação. Adorei conhecer minhas raízes, e espero nunca perder o contato com esta "terrinha". Que pena que por motivos superiores não pude participar da festa de Sant'ana, este ano. Adorei o blog, e espero sempre encontrar notícias novas da nossa terra! Grande abraço à todos.
    Arthur H. Pereira Leite.

    ResponderExcluir
  8. minha mãe nasceu em Mauriti ela se chamava Flávia Furtado de Lacerda
    Meus Tataravós:
    Joaquim Cavalcante de Lacerda e Rita Taveira dos Santos, pais de minha bisavó Angela Furtado de Lacerda.
    Antonio Pedro Terésio e Lucinda Furtado Leite, pais do meu bisavô Antonio Furtado Leite.
    Todos tinham laços de parentesco.
    Nasceu o meu avô Dionizio Furtado de Lacerda em Patos- pb, tinha como irmãos Joaquim Furtado de Lacerda, sendo comerciante em Fortaleza, Isabel Furtado de Lacerda, conhecido como Belina, que também fixou residência m Fortaleza, José Furtado de Lacerda, que faleceu vítima de afogamento já adulto e uma menina que aos 12anos, não sabemos o nome também faleceu vítima de afogamento. Sabemos que minha bisavó Angela faleceu aos 32 anos de idade e meu bisavô não casou-se posteriormente. Gostaria de saber mais detalhes sobre meus antepassados,inclusive sobre uma tia do meu avô conhecida como Dona Chica Galega, dona de engenho na Paraíba,

    ResponderExcluir
  9. Quem tem dados históricos de Anna Jocelenia (ou Jocelânia) de Morais - nascida em 1840, filha de Manoel Furtado Leite, casada pela segunda vez com Dr. Francisco José de Sousa - era Senhora de Escravos na fazenda Livramento em Sâo João do Rio do ?peixe - na Paraíba.
    nivaldo.amador@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite
    Meu nome é Flavio Cavalcante leite e estou fazendo estudos aprofundados sobre as famílias de Mauriti para o resgate histórico e implantação do Centro de Educação Popular em nossa terrinha e também cobrarmos o nosso museu. contatos via e-mail:
    flavio _sgt@hotmail.com ou (85) 99620-1463.

    ResponderExcluir
  11. https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1950/1950-ContribuicaoEstudoGenealogicoPrincipaisFamiliasMilagres.pdf&ved=0ahUKEwiVgv2QvLbRAhVCPJAKHa_1AQYQFggaMAA&usg=AFQjCNEujwNod8jWGD8JNfuYy4fPomQrSA&sig2=cOirQ-1mSAXZ-7zlsoNP2Q

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Teria mas conteúdo sobre umburanas?

    ResponderExcluir
  14. Coisa linda hein? Por isso que gosto de Umbranas e do povo de lá.
    Não fui batizado na Capela de Sant'Ana, atoa.

    ResponderExcluir